segunda-feira, 16 de abril de 2012

Odebrecht considera até ambiente familiar dos candidatos

Infraestrutura, energia, óleo e gás, biocombustíveis e habitação são apenas algumas das áreas em que a gigante Odebrecht atua. A empresa baiana mantém presença em projetos públicos e privados, no Brasil e no exterior, incluindo países da América do Sul, Estados Unidos e Angola.

Pela primeira vez, a multinacional brasileira entrou no ranking “Empresas dos Sonhos dos Jovens 2011”, da Cia de Talentos, ocupando a nona posição. As oportunidades para universitários e recém-formados na companhia estão nos programas Jovem Parceiro, que engloba estagiários e trainees, e Jovem Técnico, direcionado a jovens com formação técnica, ainda em fase de implantação.

Para se tornar um “integrante” Odebrecht, além de formação sólida é preciso ter valores alinhados aos da companhia, como confiança, simplicidade, atuação descentralizada e espírito de servir. Carla Barretto, responsável pelo departamento de Pessoas e Organização da Odebrecht, destaca que um dos desafios da companhia é identificar talentos e dá dicas do que fazer para se tornar um “integrante” da organização, por meio do programa Jovens Parceiros.

Qual é o potencial de oportunidades na Odebrecht hoje?
O forte crescimento e a diversificação de nossas atividades potencializa a abertura de vagas. Enquanto o número de integrantes na Odebrecht cresceu de 88 mil em 2009 para 120 mil em 2010, os “jovens parceiros” aumentaram de 531 para 953 no mesmo período. Hoje já são 1250 trainees e estagiários participando de programas de integração e formação nas nossas diversas áreas de negócios.

Há plano de carreira na empresa?
Oferecemos um “plano de vida e carreira”, estabelecendo compromisso de longo prazo com nossos integrantes. A carreira reflete o potencial de cada um e é desenvolvida com oportunidades constantes e desafios cada vez maiores. Nossos trainées e estagiários passam por Programas de Educação para o Trabalho, que alinham o modelo de negócio ao talento do indivíduo, com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento de competências específicas. É importante destacar que, nestes programas, o “educador” é o líder direto.

Quais são as áreas profissionais em alta dentro da Odebrecht?
Há oferta de cargos para as mais diversas áreas de formação, que variam de acordo com a movimentação dos diferentes mercados em que atuamos. Para preencher as vagas em aberto, damos preferência a pessoas com valores pessoais alinhados à nossa filosofia empresarial, baseada em quesitos como confiança, simplicidade, atuação descentralizada e espírito de servir. No último processo seletivo, encerrado em agosto de 2011, participaram as áreas de Energia, Engenharia Industrial, Infraestrutura, Óleo e Gás, Realizações Imobiliárias.


E as oportunidades para jovens?
O desafio é identificar talentos, sejam eles recém-formados (trainees) ou estudantes que se formem até o ano seguinte após a admissão (estágiários). Profissionais de todas as áreas têm chance de ser recrutados, inclusive familiares de colaboradores, desde que tenham perfil e formação compatíveis com a necessidade da empresa. Vale lembrar que as provas seletivas ocorrem em diferentes Estados brasileiros e incluem proficiência em línguas. As inscrições, somente a partir de 2013, pode ser feitas pela internet, mas é preciso ficar de olho no site da Odebrecht (http://www.odebrecht.com/trabalhe-conosco), no mural da universidade e na imprensa.

Quais os pré-requisitos para trabalhar na Odebrecht?
A contratação de jovens prioriza o perfil comportamental e levamos em consideração até o ambiente familiar. Características como capacidade de análise e de comunicação, além de iniciativa, espírito de equipe, interesse em aprofundar e compartilhar conhecimentos, bem como muita dedicação são diferenciais no processo seletivo. Para os trainees, mobilidade para assumir desafios em diversos tipos de ambiente também pesam na hora da escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário