quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Gerentes do setor hoteleiro são formados em programas de trainee

Por Adriana Fonseca | Valor

25/10/2011


SÃO PAULO - O setor hoteleiro no Brasil deve receber investimentos de R$ 7,3 bilhões até 2014. Os dados são do relatório “Investimentos no Brasil: Hotéis & Resorts – 2011”, publicado pela BSH International. Junto com os 198 novos hotéis que o país vai abrigar, mais de 31 mil empregos serão gerados. O desafio maior está na contratação de mão de obra operacional, segundo Maurício Reis, gerente de recursos humanos da Accor para a América Latina.
Reis explica que, até 2015, deve abrir cerca de 80 posições gerenciais para administrar os novos empreendimentos do grupo. Soma-se a elas, a contratação de mais 10 ou 15 gerentes por ano por conta do “turnover”. Mas esses cargos serão ocupados, em grande parte, por profissionais formados internamente. “Nosso programa de trainee ajuda a transformar colaboradores em coordenadores e gerentes”, diz o executivo. O desafio, segundo ele, está no recrutamento de profissionais menos qualificados.
Nos próximos quatro anos, serão cerca de 400 contratações na Accor para o nível operacional. “Esse profissional troca muito de emprego, pois não está preocupado com o desenvolvimento da carreira por si só. Costuma procurar uma melhora salarial imediata ou um trabalho mais próximo da residência”, diz Reis.
O Rio de Janeiro é uma praça importante para o grupo, mas as novas vagas estarão espalhadas pelo país, de acordo com o executivo.
Na Atlantica Hotels, que prevê inaugurar 24 empreendimentos até 2014 no Brasil, a formação dos gerentes gerais desses hotéis já começou, por meio do programa de trainee da companhia. Segundo Dináurea Cheffins, vice-presidente de recursos humanos do grupo, 85% das 144 vagas gerenciais que serão abertas devem ser ocupadas por profissionais formados internamente.
Nos hotéis mais luxuosos da rede, os cargos gerenciais e de coordenadoria devem ser preenchidos por profissionais mais experientes e com um conhecimento técnico mais profundo. “Em um hotel de alto nível, o setor de alimentos e bebidas é muito mais complexo do que em um empreendimento econômico. Por isso o profissional do hotel de luxo precisa ser mais experiente e conhecer mais a parte técnica da função”, explica Dináurea. A companhia ainda não tem expectativa de quantas pessoas precisará contratar para a área operacional nos próximos anos. A executiva adianta, no entanto, que as novas vagas estão espalhadas pelo país.
(Adriana Fonseca | Valor)
Fonte: http://www.valor.com.br/carreira/1067172/gerentes-do-setor-hoteleiro-sao-formados-em-programas-de-trainee

Nenhum comentário:

Postar um comentário