segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Primeiro orquidário de São Luís é inaugurado

O primeiro orquidário de São Luís foi inaugurado ontem no Parque Botânico da Vale e abrigará orquídeas nativas de várias regiões do Brasil. O espaço será aberto a partir de hoje à visitação pública e disponibilizará 400 exemplares de 36 espécies de flores.


O Orquidário São Luís é o primeiro da cidade, e os visitantes poderão conhecer mais sobre a espécie. Está instalado no Viveiro de Mudas, anexo do Parque Botânico, no Anjo da Guarda, e tem capacidade de produção anual de 120 mil mudas de orquídeas. Duas entre as principais, a Catasetum e Epidendrum nocturnum, estarão disponíveis no orquidário.

As plantas terão a reprodução in vitro, que possibilita o cultivo de mudas das espécies nativas de forma mais saudável e em grande escala, em curto prazo. A reprodução é feita por meio da retirada de sementes das cápsulas de orquídeas, que são colocadas em frascos para germinação. Assim que as pequenas plântulas tornam-se resistentes, são repicadas e distribuídas em canteiros.

Para a supervisora do Parque Botânico da Vale, Marília Gabriela Diniz, o ambiente será de suma importância para a cidade, sendo uma opção de lazer. "A proposta do Orquidário São Luís é ser um espaço de contemplação, mas também um local para reprodução de espécies ameaçadas, para reintrodução na natureza. Um espaço para troca de informações sobre o cultivo de orquídeas, suas curiosidades e diversidade. O Orquidário São Luís é um presente para a cidade no mês de aniversário de sua fundação. A Vale mostra, com essa iniciativa, um pouco das belezas naturais do nosso estado", frisou.

Mais

O Parque Botânico está localizado na Avenida dos Portugueses, s/n, Anjo da Guarda (em frente ao Hospital da Mulher) e funciona de terça-feira a domingo, no horário das 8h às 16h. Maiores informações pelo telefone (98)3218-6245.

Nenhum comentário:

Postar um comentário