segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Importância do Ministério para o Turismo do Brasil

09/12/2011



Em Brasília, em círculos políticos geralmente bem informados, já chegou a ser comentado, mais de uma vez, que na reforma ministerial programada para janeiro, a presidenta Dilma Rousseff poderia dar razão a alguns interlocutores e definir um caminho diferente para o Ministério do Turismo. 

Hoje, em Florianópolis, durante a visita do ministro Gastão Vieira e da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati, a presidente da Abeoc  Nacional, Anita Pires, que logo após sua reeleição foi indicada também para a vice-presidência do Conselho de Turismo da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), aproveitou o encontro para articular aproximações da entidade com os ministérios.

Para Anita, que tem a função de articuladora institucional do Fórum Permanente de Entidades do Setor de Eventos, do qual a  Abeoc participa ao lado de outras 12 entidades de representação nacional —, as conversas com o Ministro e o Secretário do MTur abordaram a reunião do Conselho Nacional de Turismo, na próxima semana (dia 15), em Brasília. "Eles mostraram otimismo com a reunião, pois será importante para que o Ministério e os representantes do trade tenham acesso a informações sobre a situação dos convênios das entidades com o governo federal que estão paralizados, e sabemos da urgência da continuidade do trabalho com o Ministério".

Anita também se estendeu à realidade de um ano muito difícil para a pasta. "O Ministro Gastão quer zerar este momento difícil que viveu o Ministério e recomeçar com uma agenda positiva. Todos estamos na expectativa para que um trabalho efetivo de políticas públicas possa ter inicio.”. Com a sua conterrânea e ministra Ideli, Anita conta que pediu apoio decidido para o fortalecimento do Ministério do Turismo. "Conversamos sobre a importância de um Ministério forte para o desenvolvimento do turismo brasileiro", afirmou.
Durante o evento de lançamento do Plano Municipal de Turismo de Florianópolis, o ministro Gastão Vieira, acompanhado do secretário nacional de programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, reiterou que o Sistema de Convênio (Siconv) está aberto para a inclusão de propostas de projetos estruturantes. Os  municípios e estados têm até a sexta-feira (16) para enviar as propostas para análise.

AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário