segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Olhando o passado para pensar no futuro

Todo ciclo que chega ao fim merece uma releitura especial. É importante fazer uma retrospectiva de tudo o que foi vivido em 2011: momentos marcantes e pessoas fundamentais. É hora de listar quais foram os aprendizados que levará em sua bagagem para 2012.
Valorizar aprendizados e ter autoconhecimento é fundamental na construção de um plano de ação para o próximo ciclo que inicia. Antes de sair por aí enchendo sua lista de metas, olhe para quem você é, qual o seu objetivo de vida e o que está disposto a encarar para correr atrás dos seus sonhos. Caso queira listar muitas metas, estabeleça prioridades e prazos para cada uma delas. Pergunte-se o quanto elas estão relacionadas com o seu objetivo de vida e o que você ganharia e perderia caso elas sejam concretizadas ou não. 
 
A construção de um plano de ação pode ajudar na organização das idéias, das informações e das ações. É fundamental que de tempos em tempos você visite seu plano de ação e verifique se está no caminho certo para atingi-lo, se é necessário fazer algum ajuste ou mesmo se houve alguma transformação em sua vida que fez com que suas metas tenham mudado. Portanto, o plano de ação é algo completamente dinâmico, que deve acompanhar seu amadurecimento pessoal e profissional.
 
Agora chega de papo e mãos à obra! Para construir o seu plano de ação você deve levar em conta alguns itens importantes. Ilustrarei com uma meta relacionada à vida pessoal e muito comum para essa época do ano, mas que pode servir de exemplo para toda e qualquer meta, inclusive profissional. Boa sorte com seus planos! Feliz ano novo!


Olhando o passado para pensar no futuro

Nenhum comentário:

Postar um comentário