Foi-se o tempo em que as oportunidades de carreira existiam somente no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Vocês sabiam que as regiões Norte e Nordeste nunca foram tão valorizadas em programas de contratação de estagiários e trainees?
Fiz um levantamento com os dados da Cia de Talentos e levei um susto com o aumento nas vagas fechadas para as cidades dessas regiões, principalmente em Pernambuco, na Bahia e no Pará. Em 2011, foram 353 oportunidades. Em 2010, eram 193 vagas preenchidas. Um aumento de quase 83%. Dessas vagas do último ano, 276 eram posições de estágio e 77 eram de trainee. E para 2012, a previsão é de 300 vagas para as regiões Norte e Nordeste.
E as vagas não eram para trabalhar em qualquer empresa, não. Eram para gigantes como Kimberly-Clark, Braskem, Alcoa, Unilever, Gerdau e Procter & Gamble, que procuravam profissionais com as mais diversas formações, como Administração de Empresas, Economia, Engenharias, Comunicação Social, Farmácia ou Fisioterapia.
A perspectiva é de que com o aumento de pólos industriais as vagas cresçam ainda mais. Isso é um fator importante, já que as principais referências dos jovens são justamente as empresas com forte presença local. Para vocês terem uma ideia, nos resultados das regiões Norte e Nordeste da pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens 2011, o contato com algum funcionário da companhia foi a principal fonte de informação para a escolha da empresa.
Além disso, ao contrário de outras regiões do Brasil, no Norte e no Nordeste a Petrobras ficou em primeiro lugar no ranking da Empresa dos Sonhos do ano passado, provavelmente graças à sua atuação na região.
No próximo post vou falar mais sobre o perfil dos jovens profissionais do Norte e do Nordeste. Não perca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário