quinta-feira, 1 de março de 2012

Há vagas para quem quer trabalhar com pesquisa de mercado

A área de pesquisa de mercado vem mudando de uns anos para cá. A internet mudou a forma como os profissionais desse mercado trabalham. Se, até pouco tempo, a busca por membros do público alvo de determinada empresa podia ser feita via telefone, hoje é possível fazer quase tudo pelas redes sociais. No entanto, ao mesmo tempo em que os processos ganharam agilidade, boa parte dos profissionais não foi suficientemente ágil para acompanhar essas transformações. Resultado: as empresas dessa área vêm sofrendo para encontrar pessoas qualificadas para diversas funções.

“Essa mudança traz novos desafios. É preciso desenvolver outro tipo de estudo para o público online”, afirma Mara Leal, diretora executiva da empresa de pesquisa de mercado Ábaco Marketing Research. “Não é fácil encontrar gente preparada para fazer isso”, diz ela. Camila Paiva, assistente da TNS Research International, empresa de pesquisa de mercado customizada, concorda: “A busca por profissionais vem crescendo, nós, por exemplo, estamos contratando.”

Atuação geral - E o que faz, afinal, um profissional que trabalha em pesquisa de mercado? “O que fazemos é esclarecer para uma empresa informações que consideramos relevantes sobre o seu campo de atuação”, esclarece Mara.

A função é tão ampla que não há uma formação específica para quem quer atuar na área. O processo envolve características quantitativas e qualitativas. Ou seja, a pesquisa de mercado se envolve com medidas Exatas e Humanas. “Fundamentalmente, buscamos profissionais formados na área de Ciências Sociais, mas contamos com psicólogos, engenheiros, profissionais que saibam lidar com metodologia científica”, diz ela. Camila vai além: “Temos uma variedade bem grande aqui na TNS. Trabalhamos com gente de Marketing, Publicidade, mas também temos farmacêuticos para atuar na área de Health Care”, conta.

Ficou interessado? Arrisque! “Se você sabe lidar com pessoas e com o comportamento humano, está capacitado para trabalhar conosco. Como não há uma escola de pesquisa de mercado, o profissional acabado sendo lapidado na própria empresa”, conclui Mara.

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